segunda-feira, 9 de abril de 2012

RESUMO EGITO & MESOPOTÂMIA

MESOPOTÂMIA

Tratar das chamadas civilizações da antiguidade oriental é tratar do início da história escrita humana e é entrar em contato como povos que tinham sua (deles) sobrevivência atrelada ao usufruto da água. O grupo que se estabelecesse nas regiões mais férteis, mais próximas aos rios teria sua sobrevivência garantida. Todavia, não é estar apenas próximo a rios mas dominar a melhor técnica de exploração daqueles.
                Os rios Tigre, Eufrates e Nilo são peças fundamentais para o desenvolvimento dos povos da Mesopotâmia e do Egito, respectivamente.
                Comecemos estudando os grupos humanos que se desenvolveram na Mesopotâmia, próximos aos rios Tigre e Eufrates. Vale salientar que a “terra entre rios” teve como primeiro grupo humano o dos sumérios além dos acádios e em aproximadamente 1800 aC foi formado o I Império Babilônico, com capital na cidade de Babilônia que foi dominado em 1600 aC, pelos Assírios. Do I Império temos o código de leis que foi uma compilação de tudo o que havia sido elaborado antes e que foi organizado por Hamurábi, sexto e mais lembrado rei da Babilônia.
                Sob dominação assíria, comandada por Assurbanipal tivemos um império belicoso e militarista, mas também organizou a biblioteca de Nínive. O império assírio teve como marca a violência contra os inimigos, o que propagava uma verdadeira lenda sobre eles. Foi derrubado por uma força militar que reunia vários povos e que foi liderada por Nabopalasar, dando início, em 6 aC ao II Império Babilônico.
                O II Império Babilônico atingiu seu máximo esplendor sob Nabucodonosor, filho de Nabopalasar, momento em que a Babilônia ficou conhecida como a rainha do Oriente. Em seu governo foram dinamizadas as relações comerciais e construída uma das sete maravilhas do mundo antigo: os jardins suspensos da Babilônia. Ainda em seu governo aconteceu o Cativeiro da Babilônia. Após a morte de Nabucodonosor a desagregação e dominação por povos estrangeiros aconteceu.
                Economicamente a base era a agricultura irrigada seguida pelo comércio. Os templos religiosos eram os responsáveis pelo controle dessas atividades.
               
EGITO ANTIGO

Tratar de Egito Antigo é lembrar da recorrente frase do historiador grego Heródoto que afirma ser aquele local uma dádiva do rio Nilo. Este foi uma peça importante no desenvolvimento de uma das mais brilhantes civilizações que a humanidade produziu.
                Em uma sociedade marcada pela diferenciação entre os grupos sociais, temos os detentores dos privilégios – a família real, os sacerdotes e os escribas – e os artesãos, camponeses e escravos, que mantinham com o trabalho deles a agricultura irrigada com grandes obras, o comércio sendo a primeira marcada pela servidão coletiva no campo.
                Os egípcios nos legaram culturalmente um calendário solar com 360 dias, uma escrita que pode ser dividida em três tipos: hieroglífica, demótica e hierática. As pirâmides, sendo as de Gizé as mais lembradas, são exemplos do grande desenvolvimento da arquitetura e da matemática. A prática da mumificação levou ao desenvolvimento da medicina, que contava com especialistas em determinadas áreas do corpo.
                Politicamente a história do Egito pode ser resumida nas seguintes fases com seus acontecimentos mais importantes considerados:

PRÉ-DINÁSTICO:
- nomos liderados por nomarcas
- Unificação com Menés: Baixo Egito e Alto Egito

ANTIGO IMPÉRIO:
- Período de paz
- Construção das pirâmides
- Aumento do poder dos nomarcas
- Crise: revoltas
- Descentralização política

MÉDIO IMPÉRIO:
- Restauração
- Reorganização administrativa
- Grandes obras para ocupar a população
- Problemas com a administração local e pela dificuldade de comunicação;
- Riqueza privilégio de poucos
- Penetração dos hebreus
- INVASÃO DOS HICSOS

NOVO IMPÉRIO:
- Liderança de Amosis I
- Escravização / êxodo dos hebreus
- Expansão territorial
- Amenófis IV – poder sacerdotal
- Ramsés II

RELIGIÃO E PODER no mundo antigo
A religião sempre esteve presente na história da humanidade. De maneira que não podemos tratar dos povos da antiguidade sem aborda-la. Entretanto, ao entrar em contato com as religiões em seus momentos primários não devemos emitir juízos de valor acerca do que está certo ou errado. A vida, em qualquer momento histórico, supera qualquer dicotomia e os julgamentos relacionados ao modo como tratamos a religião (ou qualquer outro assunto) baseado na forma como vivemos hoje é anacronismo e deve ser evitado.
                Uma das primeiras tentativas de explicar a origem de tudo, a religião na vida dos povos da antiguidade estava nos detalhes do cotidiano.
                Na Mesopotâmia, como no Egito, era politeísta antropomórfica, sendo na terra dos faraós, também zoomórfica. Os egípcios acreditavam ser o faraó o próprio deus na terra, tendo, por isso, a propriedade de tudo que fosse terreno. O contrário do que ocorria com os povos da terra entre rios, para quem o patesi (ou lugal) apenas administrava as propriedades da divindade.
                Não esquecendo da importância da mumificação para os egípcios, que conservaria os órgãos do corpo e o próprio corpo para quando este ressuscitasse. A crença na vida além-túmulo demonstrava o caráter ético da religião egípcia uma vez que o coração do indivíduo seria colocado numa balança e se fosse mais pesado que uma pluma então o crocodilo loiro ficaria responsável pela aplicação da pena.
                Os povos da Mesopotâmia, por sua vez, encaravam a religião de forma mais prática: as divindades realizariam ou não os seus pedidos sendo, portanto, mais imediatistas.

8 comentários:

  1. Os militares se enquadram dentre os artesãos, camponeses e escravos né isso?

    ResponderExcluir
  2. pqp tenho prova hoje, sei de nada D: mas esse resumo me ajudou um pouco, valeu

    ResponderExcluir
  3. Que bom, Isadora Dias

    Agradeço a confiança e espero continuar ajudando em seus estudos.

    Tenha HISTÓRIA NA CABEÇA

    ResponderExcluir
  4. ESTUANDO pra Prova de Amanhan ( ' - ' )
    Vlw. Boa Postagem =]

    ResponderExcluir